segunda-feira, 20 de abril de 2009

Grandes Livros

Esse é o título do blog, não é latim é português! Algumas pessoas se impressionaram com essa escolha. Então tenho que explicar. "Tomos", aqui, simboliza os grandes pensamentos, as iluminações que brotam, o que gosto de chamar de "Frutos do Ócio". E "Grados" porque parecem imperceptíveis diante de todas as outras coisas que ocupam a nossa mente, mas que são grandes e se tiverem a devida atenção, revelam quem somos de verdade. Muitos desses lampejos mudaram o mundo, Isaac Newton e a macieira são um ótimo exemplo. Hoje não há espaços para gênios, justamente porque o ócio se tornou algo ruim e sempre combatido. Claro que falo aqui do bom ócio, o que não é usado como tempo de cura para ideias ruins.
O que acham disso? É só comentar...

2 comentários:

  1. Grado

    1. Vontade. “bom grado” e “mau grado”.
    2. Bem desenvolvido; graúdo.
    3. Importante, notável.
    4. Passo, andadura.
    5. Unidade de medida de ângulo, igual ao ângulo central de uma circunferência de círculo que subtende um arco de 1/400 de toda a circunferência.

    Interessante é que a palavra não é “latina”, mas sua raiz é. Ela se origina de três palavras do latim: gradu (4-5), gratu (1), granatu (2-3). O uso de "grado" enriquece o testo. Boa escolha "Aurélio".

    ResponderExcluir